A empresa, presente em milhares de academias por todo o país, acaba de assinar contrato com a gigante Bodytech, rede de academias premium que conta com 100 lojas em todo o Brasil. A implantação do EVO nas academias Bodytech começa em abril e será concluída em agosto.
O mercado fitness no Brasil é o segundo maior do mundo em número de academias, e movimentou, em 2019, mais de US$ 2 bilhões. Com a chegada da pandemia, em 2020, o mercado sofreu um impacto severo. O fechamento das academias acarretou uma redução significativa (cerca de 20%) no número de alunos e, consequentemente, no faturamento, levando inclusive ao fechamento de muitos estabelecimentos. Atualmente, especialistas estimam que o Brasil tem em torno de 42 mil academias, que atendem um público de cerca de 10 milhões de pessoas.
Com a reabertura das academias e a retomada das atividades esportivas, ainda que com os devidos cuidados sanitários, o mercado prevê um forte movimento de recuperação e crescimento ao longo do ano. “Estamos muito confiantes em relação a 2022”, sustenta Paulo Akiau, presidente da W12, empresa líder de mercado em software de gestão para academias.
O principal produto da companhia, o EVO, está presente em mais de 5 mil academias por todo o país, que atendem perto de 2 milhões de pessoas. Para 2022, a W12 projeta um crescimento acima dos 30% e um faturamento de R$ 41 milhões. A expectativa é que o EVO seja implantado em 120 a 130 novas lojas por mês até dezembro.
Mal começou o ano e a W12 já tem o que comemorar. A empresa acabar de firmar contrato com a Bodytech Company, grupo que opera as marcas Bodytech, rede de academias que se destaca como ‘premium’ e Formula, direcionada para quem busca um serviço mais ‘enxuto’ nesse mercado. Até agosto deste ano, as 72100 lojas Bodytech e as 25 lojas Formula já vão operar com o sistema EVO.
Depois de mais de 10 anos utilizando tecnologia própria, a Bodytech optou agora por se juntar às mais de 120 redes de academias brasileiras que utilizam o EVO como software de gestão. Entre os clientes da W12 que usam o EVO estão grandes redes como, Engenharia do Corpo, Panobianco, Alliance, TecFitBR, entre outros.
A decisão da Bodytech levou em conta, além da redução de custos, a agilidade no desenvolvimento e implantação do sistema, a oportunidade de adicionar novas funcionalidades em seus canais digitais, além da redução de custos em tecnologia, permitindo direcionar ainda mais recursos para o ‘core business’ da empresa (pessoas, equipamentos e instalações) e proporcionar uma experiência única para seus alunos, colaboradores e professores. “O EVO está no estado da arte no que diz respeito à arquitetura de software para esse segmento”, afirma Bruno Franco, diretor de Tecnologia da Bodytech. “Com a implantação do EVO, abreviaremos nosso processo de inovação e, ganharemos agilidade reduzindo custos”.
“Esperamos mais agilidade nas inovações, mais estabilidade na operação, mais eficiência e mais velocidade na distribuição de conteúdo”, explica o CTO da Bodytech. “Com o EVO, pretendemos concluir em semanas aquilo que até agora poderia levar meses, especialmente o desenvolvimento de novas funcionalidades para novos produtos e serviços.”
Para atender às necessidades da Bodytech, a W12 envolveu o seu time de tecnologia na criação de funcionalidades inovadoras nunca antes oferecidas por softwares da categoria no mundo. “Estamos trabalhando em novos recursos e soluções no EVO a partir de demandas da Bodytech”, conta Paulo Akiau, presidente da W12.
“Todas as inovações colocarão o EVO num patamar superior ao da grande maioria dos sistemas oferecidos no mundo”, explica Akiau. Ele conta que essa iniciativa se soma a uma prática histórica na empresa que é focar nas necessidades dos clientes, tanto nas que ele já reconhece quanto naquelas que ele ainda não descobriu. “A inovação e o compromisso absoluto com os clientes fazem parte do DNA da W12”, explica o gestor.
No mercado desde 2008, a W12 nasceu junto com o EVO quando dois amigos programadores e frequentadores de academias, Ary Rodrigues e Valério Ferreira, perceberam que esses estabelecimentos eram carentes de um software que organizasse a gestão. Desenvolveram, então, o EVO e venderam a solução para algumas academias.
Em 2010, o empreendedor Paulo Akiau, com larga experiência na indústria do Fitness, associou-se à W12, contribuindo para um crescimento exponencial das vendas. Hoje, o EVO é líder absoluto do mercado latino-americano, presente em 12 países e referência como software de gestão para academias. Em 2019, a W12 passou a fazer parte da norte-americana ABC Fitness Solutions, grupo líder mundial no mercado de soluções para a gestão de academias, responsável pela tecnologia nas maiores redes de academias do mundo.
Atuando desde 1994 e presente em 19 estados brasileiros além do distrito federal, a Bodytech Company logo tornou-se uma das maiores referências no segmento fitness do mundo. A Bodytech foi pioneira na busca por saúde física e mental de toda a família através de uma ampla oferta de serviços com tecnologia avançada, inovação e uma estrutura completa aliada à excelência em gestão e atendimento para proporcionar uma experiência única de saúde e bem-estar. Composta pelas academias Bodytech e Fórmula e pelo aplicativo BTFIT, a marca conta com 97 unidades, entre Bodytech e Fórmula e se encontra entre as 20 maiores empresas do setor no mundo, de acordo com dados da IHRSA – órgão acreditado mundialmente pelo segmento.