A gestão de uma academia é uma cruzada que nunca termina. Há muitas frentes de atuação e muitos gestores acabam ficando perdidos, seja por falta de experiência, por não conseguir resolver os problemas enquanto ainda são pequenos ou até por não ter criado um clima de colaboração com o time.
Nesse post vamos tratar de 10 fatores essenciais da gestão de academia. Não são pontos complexos, mas são pontos importantes e quanto mais o gestor dominá-los, maior a possibilidade de alcançar a maestria da gestão.
O primeiro tópico é sem dúvida relacionado à gestão de pessoas. A rotatividade dos times é muito alta por uma série de motivos como salários, clima da academia e liderança x chefia.
Muitos donos de academia se imaginam em 1992, época em que o mundo era bem diferente, e criticam as condutas do time em vez de entender as características e utilizá-las ao seu favor.
Vença o conflito de gerações entendendo que não existe o “na minha época funcionário agia assim…” e aproveite que seus colaboradores possuem a capacidade de aprender mais rápido, possuem potencial criativo e são orientados por clima e resultados.
Lembre-se sempre de apelar pelas boas práticas básicas de manter o time com energia em alta como:
Tá cheio de gestor por aí fazendo mal uso dos recursos da academia. Tanto os recursos financeiros, quanto os equipamentos, espaços e o fator humano. Isso se dá por uma falta de cultura de colaboração e de planejamento.
Mantenha uma cultura de cocriação onde você e seus professores, coordenadores e recepcionistas se juntem para definir como melhorar:
Muito disso pode ser diagnosticado e corrigido por um bom software de gestão que mapeia a ocupação de salas e equipamentos além da agenda de aulas. Monitore de perto e tome melhores decisões.
E por falar em otimização, nós temos um ebook gratuito sobre como otimizar a precificação dos planos de uma academia. Confira o material clicando aqui.
Existe um fator do marketing chamado “atenção”. Onde existe muita gente prestando atenção, tenha certeza que há oportunidade de negócios. Mas como sua academia conseguiria atenção crescente e constante dos clientes e prospects da região?
Simples, inovando!
Se sua academia tiver uma novidade por mês, por exemplo, a cada mês o seu público vai prestar mais atenção no seu negócio.
As novidades podem ser:
Existem três grandes canais de inovação: Eventos, Criatividade e Referência.
Eventos – Aposte sempre nos eventos do mercado fitness e também em eventos de outras áreas e aprenda com os cases de sucesso de outras empresas. Aprenda também com as empresas que fracassaram e evite cometer os erros que elas cometeram.
Criatividade – Tente imaginar processos, comunicações e outras formas de fazer as atividades da academia. Tente economizar como uma seguradora, tente criar como artistas e empresas de tecnologia e controle a empresa como as grandes consultoria do mundo dos negócios.
Referência – Busque informação e conhecimento onde quer que haja possibilidade. Livros, YouTube, seminários, reuniões. Sempre há alguém que já resolveu um problema similar ao que você tem hoje.
Otimizar é tornar os processos ruins, medíocres e bons em ótimos. Mas como fazê-los?
Há algumas formas de melhorar processos. A sugestão é que você junte todo o seu time e que listem todos os processos da academia.
Exemplo: Processo de recepção de um novo cliente
Como é hoje?
O cliente se identifica no balcão, a recepção libera a catraca e ele é direcionado ao professor da musculação.
Qual a melhor forma viável de receber o novo cliente?
Ideias:
Como faremos isso?
Recepção – Coordena o processo de recepção e organiza os dados no software de gestão.
Ginástica – Sugere algumas aulas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos
Musculação – Apresenta o cliente novo a três outros clientes
Uma coisa é certa, nenhuma academia cresce de forma eficiente se não houver uma absoluta obsessão por indicadores de resultado. Os indicadores são reais demonstradores da saúde da sua academia e portanto existem algumas fases importantes:
Definição dos Indicadores – esse é um tópico vital para o sucesso da academia. É muito importante que o time todo ajude com os fatores que cada um julga ser um ponto a ser observado.
Alimentação e compilação dos resultados – essa é uma tarefa muito trabalhosa para quem não tem um sistema de gestão, como o EVO. Pode haver muita complicação alimentando planilhas e documentos, portanto é altamente recomendável que você utilize um sistema de gestão que mostre os números mais importantes do seu negócio;
Estudo dos indicadores – uma vez que o que não é medido não é melhorado, os números da academia devem ser acompanhados dia a dia. A partir dos resultados entra o trabalho de ajuste do time, delegação de tarefas, otimizar processos e definição de novas metas.
Caso você não saiba quais os principais indicadores que garantem o sucesso de uma academia, eu te sugiro estudar esse ebook gratuito.
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Um pecado da gestão de academia é não enxergar os números de vendas e cancelamentos desde o dia 1º do mês e, no dia 27, notar que está muito longe das metas. E aí faz promoção de preço, desconto, traz amigo, bonifica vendedor e principalmente, se ilude achando que está construindo resultado enquanto na verdade foi só mais um mês apagando incêndio.
Foque na constância e tenha metas semanais ou diárias em vez de metas mensais, dessa forma evita que você e o time fique estressado atrás de vendas e acaba negligenciando as outras operações da academia.
Muitas vezes o que falta é um bom método para que o time de vendas atue em máxima performance. Se você eventualmente precisa “acordar” o seu time, aqui está o ebook grátis “5 ESTRATÉGIAS de VENDAS para aumentar a receita em sua academia, estúdio ou CrossFit” que vai ajudar E MUITO o seu time vender bem e vender sempre.
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Lembre-se que seu cliente é mais do que um número, é uma pessoa que mantém o seu negócio funcionando e que conhece pessoas. Ele tem três opções:
Entenda que você deve viabilizar apenas a primeira opção no coração dele. Coração porque a satisfação não é baseada na lógica, mas sim na percepção emocional.
Pense em todas as vezes que você saiu feliz de um restaurante, de uma academia, de um estabelecimento qualquer. O que fizeram para você sair são satisfeito? Entenda que você deve criar um clima similar na sua academia e usar a rede de contatos dos seus clientes a seu favor.
Tenha certeza de que seus clientes estão realmente satisfeitos e dispostos a continuar dedicando à sua academia o tempo,o dinheiro e a esperança deles. Através do EVO você pode realizar pesquisa de satisfação utilizando a ferramenta NPS. O Net Promoter Score é capaz de qualificar se os seus clientes são promotores, detratores ou se estão neutros em relação à sua academia.
É importantíssimo identificar quem é quem em sua academia para que você possa evitar a ação negativa dos detratores e a atitude indiferente dos neutros. Uma vez que sua academia converter uma grande quantidade de promotores e reduzir os detratores você não precisará gastar muita energia para conseguir novos clientes.
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Seu cliente quer e precisa ser bem sucedido em sua academia. Ele sai da casa dele, poderia ir para o bar, ficar no sofá ou até ir para outra academia, mas ele foi para a sua. Ele escolheu deixar para a sua academia o dinheiro que ele poderia juntar para uma viagem, trocar de carro ou para detonar no shopping.
Já que ele fez esse enorme voto de confiança, o mínimo que você pode fazer por ele é entregar o que ele quer. Não falo de deixá-lo entrar em sua academia, mas em ajudá-lo a ter sucesso. Viabilizar aquele ganho de massa, perda de peso e encontrar um ambiente seguro, confortável e sociável. Esse é o mínimo.
Você pode saber mais sobre o Sucesso do Cliente, ou Customer Success no ebook gratuito que produzimos.
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Já ouviu dizer que quando não há um destino definido, tanto faz a direção tomada? Pois bem, um time que não sabe quais os planos da academia não está fazendo nada de errado, mas também não está fazendo nada de certo. E os dois significam falência chegando.
Aprenda a compartilhar com o time quais são os planos da academia e principalmente mostre que quando chegar lá haverá um cenário melhor para todos.
Crie marcos e recompensas para cada número alcançado como:
É claro que é complicado fazer esses acompanhamentos, sorte que um sistema como o EVO consegue ajudar o seu time a definir metas e acompanhá-las.
Faça sua academia ser conhecida por fazer bem feito. Que as comunicações com os clientes sejam tão bem feitas quando as feitas com os prospects. Tudo que não for bem feito irá marcar o seu cliente e o excesso de pequenos incômodos irá fatalmente resultar em um cancelamento, em uma não renovação.
Tome cuidado com os processos todos. Dos que envolvem clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Todo mundo em contato com o seu negócio é muito importante. Dê a importância que eles merecem.
Espero que tenha gostado deste artigo. Nosso compromisso é de ajudar o mercado fitness a alcançar um nível superior de evolução, extrapolando seus limites e realmente sendo conhecido como um mercado de excelência. Convenhamos que esse status está longe ser uma verdade, mas nós estamos obcecados em dar esse passo.
Acreditamos no enorme impacto que as técnicas, estratégias e boas práticas podem causar no seu time. Muitas vezes o clima de descrença toma conta e o time vai performando cada vez menos. A animação dos professores desaparece junto com a vontade de crescer, o time de vendas trabalha sem técnica e sem vontade e essa atmosfera obviamente chega até o cliente, que sai da sua academia em busca de um lugar melhor, mais agradável.
Combata esse clima tóxico, faça justamente o oposto. Mantenha um ambiente próspero e confortável para todo o ecossistema da academia. Não apenas para clientes e funcionários, mas também para você e para os resultados que você tanto quer.
Entenda que você, gestor, está mais no controle do que você imagina e que você não vai conseguir evoluir o seu jogo enquanto você for um chefe, mas você vai alçar voo junto com sua academia no instante que você se tornar um líder. Estude a fundo esse material e todos os temas aqui tratados e compartilhe com seu time.
Agora chegou a hora de dar o grande passo da sua academia. Chegou a hora de equipar a sua academia e seu time com o EVO. A ferramenta que vai te auxiliar a controlar completamente o seu negócio através de um sistema completo, seguro e sobretudo inteligente.
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