Funcionário desmotivado dificilmente rende aquilo que poderia ao longo das 8h diárias de trabalho. Esse fato, que não é novidade para ninguém, é prejudicial para ele e para a academia também, que deixa de prospectar novos clientes. Porém, como aumentar a motivação dos vendedores?
Antes de buscar maneiras de motivar esses profissionais, é fundamental conhecer o seu funcionário para que a estratégia seja certeira.
“A primeira coisa é conhecer o perfil comportamental do seu profissional. Eu posso afirmar que para algumas pessoas tem peso maior aprender do que a remuneração e tem pessoas que a remuneração tem um peso maior. Tem pessoas que o reconhecimento pelo trabalho é a melhor ferramenta de motivação do que você dar um dinheiro pelo bom trabalho”, afirma Giancarlo Oliveira, Diretor executivo da escola de vendas Somax.
É uma troca entre o vendedor e a academia. Ou seja, a motivação transacional é aquela em que a bonificação acontece por meio de metas. Para Giancarlo, o lado positivo desse modelo está na pontualidade do retorno e na velocidade de entrega dos resultados. Entretanto, ele destaca o lado negativo, uma vez que a pessoa pode trabalhar apenas em troca de uma recompensa.
Além das metas serem pagas em dinheiro, a academia pode optar por bonificar com viagens, por exemplo, algo que não seja em dinheiro propriamente dito.
É a motivação por meio do ensinamento. Quando o gestor ou o responsável pela equipe de vendas entrega conhecimento, o time tem isso como referência e se mantêm motivada para também crescer dentro da academia.
Sentar com o vendedor após um atendimento e dar feedback é importante para ajustar condutas e que ele se sinta amparado na empresa. Dessa forma, você mostra que está preocupado com o profissional e o desenvolvimento dele.
É um planejamento de carreira. Nesse modelo, a motivação acontece quando o vendedor sabe até onde ele pode chegar na academia e sabe que a empresa está preocupada em ajudá-lo a chegar lá.
Dessa forma, o gestor ou o responsável pela equipe de vendas traça uma linha do tempo de um plano de carreira. O ideal é que isso seja pensado em conjunto para envolvê-lo nesse processo.
Giancarlo denomina esse tipo de motivação como uma divulgação do vendedor. Ou seja, o gestor desse profissional comenta sobre sua atuação com seus superiores e com o dono da academia. Em seguida, essas pessoas cumprimentam o vendedor pelo trabalho bem executado. Essa atitude simples demonstra tanto para ele quanto para os demais que a empresa valoriza a sua atuação e o seu esforço para cumprir com suas tarefas diárias e, muitas vezes, ir além e sair do lugar comum.